Marcadores

segunda-feira, 16 de maio de 2011

UM PASSEIO PELAS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS

Vista parcial de Ouro Preto
Neste final de semana estive serpenteando as montanhas de Minas Gerais visitando algumas das cidades históricas na região de Belo Horizonte.

Pude constatar que os anos se foram, mas deixaram nas cidades que visitei, Ouro Preto, Mariana e Sabará, um futuro que hoje nos presenteia com uma das histórias mais interessantes da saga humana.
Percorri Ouro Preto, cidade tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Monumento Mundial desde 1980 pela UNESCO.
É uma cidade espantosa e fascinante principalmente para um visitante de primeira viagem.
Ouro Preto com o seu festival barroco de casas geminadas, igrejas, museus e palácios, entremeados por ruas estreitas, de pedra, com subidas e descidas encravadas na geografia da Serra do Espinhaço.
Conheci ainda Mariana, a primeira cidade mineira e antiga capital de Minas Gerais e Sabará, que possui também um dos mais notáveis acervos setecentistas de Minas: Elas também impressionam, mas nem tanto quanto Ouro Preto, na minha avaliação geral.


DETALHE: Vovó Donalda se emocionou ao conhecer lindas igrejas com obras do arquiteto-entalhador Antonio Francisco Lisboa, o aleijadinho, considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.

Nenhum comentário: