Marcadores

domingo, 21 de novembro de 2010

QUANDO A BOSSA NOVA FICOU NOVA EM NOVA IORQUE

Cartaz do evento em 1962 nos Estados Unidos

HISTÓRIA Neste domingo 21 de novembro marca uma data histórica para a música brasileira.
Foi em 21 de novembro de 1962 que a Bossa Nova saiu do Brasil oficialmente para um grande show no famoso Teatro Carnegie Hall, em Nova Iorque, abrindo assim as portas e promovendo a consagração no exterior do moderno estilo musical brasileiro.
Foi um fato marcante essa realização através da parceria entre a gravadora americana Audio-Fidelity e o governo brasileiro.
Estavam lá: Tom Jobim, João Gilberto, Luís Bonfá, Agostinho dos Santos, Conjunto de Oscar Castro Neves, Carlos Lyra, Sexteto Sérgio Mendes, Roberto Menescal, Chico Feitosa, Milton Banana Trio e Sérgio Ricardo.
Muitos “cobras” do gênero ainda ficaram por aqui, dentre eles, Johnny Alf, João Donato, Baden Powell, Alayde Costa, Nara Leão, Sylvinha Telles, Vinicius de Moraes, Os Cariocas, Bossa Três e tantos outros.
Emissoras de rádio e TV de vários países cobriram o evento e do nosso país apenas a Rádio Bandeirantes esteve presente, com transmissão ao vivo para o Brasil, sob o comando do radialista Walter Silva.

DETALHE: Vovó Donalda ficou sabendo que o chato do João Gilberto fez beicinho e criou a maior confusão antes do show porque o vinco de sua calça não estava bem passado. Dona Dora Vasconcelos, Cônsul-Geral do Brasil, para evitar o vexame, conseguiu um ferro e ela própria passou a calça de João no camarim, enquanto o “pentelho” aguardava só de cueca.

Nenhum comentário: