Marcadores

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

UMA VIAGEM ADMIRANDO AS VEREDAS DOS BURITIZAIS

TURISMO - Estive recentemente em Uberlândia, progressista cidade do triangulo mineiro, de carona com meu filho Heder Marques, supervisor da Harmônica Hotelaria e Turismo de Ribeirão Preto.
Na viagem de carro saindo de Ribeirão,  fui curtindo os 560 km de ida e volta da Via Anhanguera e da Federal BR.050, observando as cidades e a paisagem à beira da rodovia.
Na versada Uberaba (terra do zebu e futura capital dos dinossauros) uma paradinha para comprar queijos e doces.
Em Uberlândia, cidade com seus mais de 600 mil habitantes, sempre bonita e charmosa, fica clara sua energia de uma vida voltada para o turismo de negócios.
Na ida e na volta o que me chamou a atenção na região foram os buritizais, árvores do cerrado que despontam com suas folhas em forma de palmas.
O buriti é uma espécie de coqueiro da família das palmáceas, que produz um castanho avermelhado. Significa na língua indígena “a árvore da vida” por ser considerada a planta que se pode fazer de tudo,desde casa, objetos e alimentação.

A nota triste, contada por um morador da região, é que os buritizais estão desaparecendo devido ao desrespeito às faixas de preservação ambiental e a invasão dos canaviais.

 - DETALHE: Vovó Donalda contou na parada em Ituverava para o almoço, que já fez muitas geléias, cremes, licores e vitaminas com a polpa do fruto do buriti.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tonicão o gordo merece essa homenagem. Valderio - Passos-MG

Anônimo disse...

Fala Tonicão! Muito obrigado por citar mais um dos inúmeros passeios que fizemos juntos e ainda muitos que virão!

Ao amigo Valderio, posso lhe garantir que Passos está sempre dentro do nosso "caminho de roça" e quem sabe em breve não levo o Tonicão e Vovó Donalda para dar um passeio pela região!

Ótimo final de semana a todos!

Heder Marques

Eduardo Marques disse...

Opa... Caro Tonicão, só pra avisar que a vovó esqueceu sua calçola em sua passagem por Ribeirão!!! O fato é que já está sendo utilizada para cobrir o estacionamento do condomínio nesse tempo de chuva...

Todos estão elogiando o cheirinho de leite de rosas que está pelos ares do Jd Independência!!! Forte abraço!!!

Anônimo disse...

Tonicão bom dia. Passo sempre por essas bandas e nunca prestei atenção nos buritizais. Valeu a dica. Homero Dias - Araguari-MG