Marcadores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PADRE LANDELL, O PATRONO DOS RADIOAMADORES BRASILEIROS

Padre Roberto Landell de Moura o Pai do Rádio
HISTÓRIA:
Amanhã o cientista brasileiro, Padre Roberto Landell de Moura, se estivesse vivo estaria completando 150 anos. Ele foi o pioneiro na transmissão da voz humana sem fio no mundo em 1899 quando tinha 38 anos.
Padre Landell foi o grande descobridor da radiotelefonia (telefone sem fio), ou rádio, como é hoje conhecido.
Segundo a história, o padre gaúcho realizou as primeiras transmissões de telegrafia e telefonia sem fio com aparelhos de sua invenção, em São Paulo, do chapadão da Av. Paulista para o topo do bairro Santana, numa distância aproximada de oito quilômetros.
Sem ajuda e chamado de louco pelas autoridades brasileiras, o sacerdote desenvolveu tudo sozinho, sendo o cientista, engenheiro e operário ao mesmo tempo.
Conseguiu obter três patentes nos Estados Unidos: “Transmissor de Ondas” – (precursor do rádio); “Telefone sem fio” e “Telégrafo sem fio”.
Padre Roberto Landell de Moura morreu aos 67 anos, de tuberculose, na Beneficência Portuguesa de Porto Alegre, cercado apenas por parentes e alguns amigos.


DETALHE: Vovó Donalda conta que o injustiçado padre-cientista será homenageado amanhã pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que vai lançar um selo para comemorar os 150 anos do nascimento de Landell de Moura. Uma merecida homenagem. Outros acontecimentos festivos deverão ocorrer em várias cidades brasileiras.

Nenhum comentário: