Marcadores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ÁFRICA DO SUL E SUAS PERSONALIDADES MARCANTES


O primeiro negro a receber o Prêmio Nobel da Paz foi Albert Lutuli, em 1960. Ele era o líder do Congresso Nacional da África do Sul e trabalhou muito pela paz no país. Em 1984 Desmond Tutu recebeu o Prêmio Nobel da Paz e foi reconhecido internacionalmente como opositor convicto do apartheid, usando a sua posição no Conselho das Igrejas da África do Sul quando ergueu a voz contra a segregação.
Nelson Mandela, o mais famoso preso político do mundo que em 1994 foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul pós-segregacionista. Mandela e o ex-presidente Frederik Willem de Klerk foram fundamentais nas negociações pelo fim do apartheid e dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Juntos, conduziram o país a uma nova democracia.
Na área médica dois sul-africanos ilustres se destacaram: Christiaan Barnard, o cirurgião que realizou o primeiro transplante de coração bem sucedido da história e Max Theiler, que recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1951 pela criação da vacina contra a febre amarela.

Nenhum comentário: