Marcadores

segunda-feira, 3 de maio de 2010

HOJE TEM FESTA NO RANCHO PRÁ COMEMORAR O DIA DO SERTANEJO

“Dia do Sertanejo” foi incluído no calendário nacional pela idéia do comunicador e respeitado radialista Geraldo Meireles, que em 1964 propôs criação de um dia especial dedicado aos homens do campo. A origem do sertanejo é o cruzamento entre brancos e índios que transformou em tipos populares de pessoas que compõem o sertão. São os conhecidos caipiras, os homens da roça.
Como geralmente o fazendeiro vive longe de sua propriedade, quem cuida das terras é o peão sertanejo. São famílias inteiras que dedicam suas vidas às terras, ao gado e a manutenção do sitio ou da fazenda. As esposas, em geral, são, doceiras, rendeiras ou donas de casa e os filhos ajudam no trato à terra e aos animais.

Atualmente a figura do caipira tem sido muito valorizada com o sucesso das duplas sertanejas que cantam as belezas da zona rural e da vida na fazenda e a participação dos jovens nas badaladas danceterias country e as inúmeras festas de rodeio espalhadas pelo Brasil, antes restritas às comunidades rurais, e que se modernizaram e atraíram o público da cidade.
Existem cantores que se dizem sertanejos só para entrar na onda, mas na realidade cantam apenas baladas de amor e dores de cotovelo.
Para comemorar a data aqui no Rancho do Tonicão vai ter arrasta pé e o famoso bolo de fula com aquele negocinho mole no meio regado com K-Suco de groselha.



DETALHE: Vovó Donalda diz que não tem mais esse negocio de pensar que a pessoa que vive no sitio, é rude, inculta e avessa à vida moderna. Ela, por exemplo, é caipira do “pé vermeio e rachado”, mas tem curso superior em cinco faculdades.

Um comentário:

PAULO KRAIDE PIEDADE (PAULOFILÉ) disse...

VIVA NÓIS!!!

...TODOS BRASILEIROS DE VERDADE TEM UM POUCO DE CAIPIRA, DE CATÍRA, DE CURURÚ, DE VIOLA, DE "RAIZ" DESTE IMENSO "CONTINENTE" CHAMADO BRASIL!!!

PARABÉNS PELA POSTAGEM TONICÃO!

PAULOFILÉ