Marcadores

sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL - PORTELA E VAI-VAI AS CAMPEÃS DAS CAMPEÃS

O carnaval paulista iniciou sua disputa oficial a partir de 1955 e a maior campeã é a Escola de Samba Vai-Vai com 12 títulos conquistados.
A Vai-Vai surgiu como bloco em 1930 e só em 1972 passou a ser escola de samba. Vai-Vai lidera o ranking das campeãs de São Paulo, mas não pode dormir no ponto porque desde 2001 não conquista o troféu de campeã. Se bobear poderá ser ultrapassada pela Nenê de Vila Matilde, com 11 troféus.

Por outro lado o Rio de Janeiro tem como grande campeã dos carnavais a Portela, que desde 1932 participa como escola de samba e tem 21 conquistas.
Assim como a Vai-Vai em São Paulo a Portela não fatura o caneco há muitos anos. A sorte é que a segunda colocada, a Estação Primeira de Mangueira, está distante com 16 vitórias.

DETALHE: Vovó Donalda conta que o antigo nome da Portela era “Escola de Samba Vai Como Pode”. Em 1934 mudou para Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela. A paulistana VAI-VAI, começou a desfilar em 1928, como bloco, depois Cordão Carnavalesco até passar Gremio Recreativo Cultural Social Escola de Samba, em 1972.

Nenhum comentário: