Marcadores

sexta-feira, 18 de março de 2011

SERÁ QUE DIVULGAR SÓ NOTÍCIAS RUINS É UM ARTIFÍCIO DA MIDIA?

Quem assiste os telejornais e ouve os informativos radiofônicos diariamente não atura mais as avalanches de noticias ruins.
De uns tempos para cá, a imprensa nacional resolveu divulgar só noticias catastróficas que não deixa de ser um grande convite para a depressão.
Será que nada de positivo acontece nesse país para noticiarem?
As notícias de âmbito policial, então, são as campeãs.
Os assaltos, estupros, assassinatos, drogas, pedofilia, enfim a violência, são as atrações diárias de todos os noticiários.
Será que noticiar só coisas que causam arrepios, preocupação, medo é uma artimanha da imprensa para atrair audiência?
Será que está provado que o infelicidade da mais ibope?
Você amigo rancheiro, saberia explicar?


DETALHE: Vovó Donalda que sempre procurou ser bem informada ouvindo rádio e vendo TV, já abandonou tudo. Cansou de viver a cultura da desgraça, do desespero e da desesperança. Vovó faz a pergunta: Porque sumiram dos boletins as coisas boas que acontecem todos os dias em todos os lugares?

3 comentários:

Nelson Lenham disse...

Tonico, vovó Donalda,
acho que vou tentar explicar. Os profissionais do passado (que não é tão longiguo assim) eram muito mais inteligentes, tiravam a bunda da cadeira para sair as ruas, ficarem ao lado do povão e ouvi-los também, faziam uma programação com músicais audíveis, locutores inteligentes, sem gritos, audíveis..Os Deptos de jornalismos buscando notícias sérias. Iam as ruas, traziam matérias ao vivo, com sensibilidade, sem ferir o ouvinte, claro, que tinham noticias de assinatos, estupros, pedofilia, mas havia sempre o bom senso, equilibrio das noticias, na divulgação. Eram profissionais que cresceram com o rádio/TV. Hoje não!!
Não faziam faculdade(?) de jornalismo, cursos de locução, de administração de rádio/TV, enfim esses cursos(?) que inventaram para os donos ganharem dinheiro, porque ensinar não ensinam porcaria nenhuma. O pior é que são tão ruins profissionalmente (claro que há excessões!!) e ainda se julgam os todo poderoso.
Por que um Flávio Guimarães, um Edemar Annuseck (que eles me perdoem menciona-los sem autorização, e só para mencionar alguns) estão fora do rádio, da TV? Porque eles incomodam, eles são inteligentes, experientes, sabem como fazer rádio/TV e botam no bolso estes "gêniosinhos".
Então, vovó Donalda, o mais fácil e levar tragédia, panico para a população. No entender deles "isto" é que dá audiência.
Vovó Donalda, tô muito errado?

Anônimo disse...

Seu Nelson o senhor está cheio de razão. A falta de competência e criatividade no rádio e tv hoje está estrapolando. Acontece que os donos de rádio ( a maioria não é do ramo)não pagam o que os profissionais experientes merecem.
O rádio,AM E FM, atualmente está um lixo.
Obrigada pela participação. O Tonicão está mandando um abraço prô senhor.
Vovó Donalda

Anônimo disse...

E´verdade, só tem noticia péssima na Tv. Não assisto mais também.
Lauro Neoto - Viamão RS