Marcadores

segunda-feira, 2 de maio de 2011

AMANHÃ O BRASIL COMEMORA O DIA DO SERTANEJO


O dia dedicado ao sertanejo, esse homem forte, de coragem e sensibilidade, deveria ser comemorado todo dia.
O adjetivo sertanejo ou caipira é geralmente usado de forma irônica por uma grande parcela da população e muitas vezes confundida como um sujeito grosseiro, sem jeito, inocente e inculto.
Muita gente pensa que o sertanejo é contrário à vida moderna por se vestirem com simplicidade quando na verdade são pessoas educadas e inteligentes.
Não podemos confundir o caboclo com as historias engraçadas contadas pelo escritor Monteiro Lobato, com o seu Jeca Tatu, baseado no trabalhador rural paulista ou pelos comediantes Mazaroppi, Barnabé, Nerso da Capitinga e tantos outros.
Hoje a figura do caipira tem sido valorizada pela sociedade graças ao trabalho de milhares de camponeses brasileiros que produzem com amor nossos alimentos.
O apego da música sertaneja, principalmente aquelas que falam das nossas raízes, das belezas do interior, da vida na fazenda e as incontáveis festas de peões com a participação atopetada de jovens vestindo trajes típicos.


DETALHE: Vovó Donalda recorda profundamente o Brasil de outrora quando era um país essencialmente agrícola e lamenta quando tudo começou a mudar com a debandada dos trabalhadores rurais para as cidades na busca de melhores condições de vida.

Nenhum comentário: