Marcadores

quarta-feira, 31 de março de 2010

TICIANA, A BAIANA ARRETADA DO JORNAL DA BAND

A jornalista Ticiana Villas Boas, eleita a melhor âncora de telejornal de 2009, apresenta todos os dias, às 19h20 o Jornal da Band ao lado de Ricardo Boechat e Joelmir Beting e continua chamando a atenção dos telespectadores pela sua simpatia, beleza, competência e pelo seu sotaque baiano que dá um toque gostoso ao tele-jornal.

Ticiana, natural de Salvador, tem 28 anos e começou a carreira em televisão em 2002 como estagiária da TV Educativa da Bahia. Em 2005 foi convidada da Band para trabalhar na cobertura do Band Folia, tradicional evento da Boa Terra. Gostaram de seu trabalho e foi contratada em 2006 para trabalhar em definitivo na Band Bahia onde iniciou como repórter de matérias locais.

Das reportagens para a bancada do Band Cidade até ser descoberta pelo diretor de jornalismo de São Paulo, Fernando Vieira de Mello.

Ticiana Vilas Boas começou na TV Bandeirantes da capital paulista como repórter e está na bancada do tele-jornal há mais de dois anos.

Ticiana disse que cresceu muito profissionalmente trabalhando ao lado de dois profissionais de altíssima qualidade, Ricardo Boechat e Joelmir Betting. Que Boechat é muito espontâneo, e é exatamente o que a gente vê na televisão e ouve na rádio. Não gosta de nada combinado e Joelmir é um ícone e se destaca pela sua cultura e educação.

terça-feira, 30 de março de 2010

ESCALA DE VIAGEM DA EQUIPE TRANSAMÉRICA FM PARA COBERTURA DA COPA DO MUNDO




A Midiamix, empresa que se responsabiliza pelo esporte na Transamérica FM já definiu as datas de embarque de seus profissionais para a cobertura da Copa do Mundo 2010.

O repórter Marco Bello e o operador técnico Marcio dos Santos viajam dia 26 de maio.

André Galvão (repórter) segue no dia 29 do mesmo mês.

Em junho embarcam os demais pela ordem: Dia 1º, Márcio Bernardes (âncora), dia 5 Antonio Edson (narrador), Thomaz Rafael (apresentador), Eduardo Savóia (comentarista) e Roberto Carmona (repórter).

No dia 6 viaja Oswaldo Maciel (narrador) e no dia seguinte Eder Luiz (narrador e chefe da equipe).

Finalmente, dia 10, embarca o diretor superintendente da Rede Transamérica Luiz Guilherme Albuquerque.

A Transamérica mais uma vez será a maior equipe de rádio brasileira na cobertura da Copa e vai voar pela Swiss Internacional Air Lines.

Todos viajarão até Zurique na Suíça onde ficarão por um dia já com passeios programados para depois seguir para Johanesburgo.

AGORA EU SOU DO SBT, ENTENDE?


Pelé, fechou contrato com o SBT na semana passada para comentar a Copa da África do Sul e amanhã será anunciado oficialmente no Museu do Futebol de São Paulo, quando dará uma entrevista coletiva sobre o acordo.

Ele vai acompanhar as partidas de futebol direto do país africano com apresentação de programetes diários de no máximo 2 minutos. Já gravou testes e foi aprovado.

Vale lembrar que o SBT não mostrará os jogos porque não tem os direitos exclusivos de transmissão, mas quer marcar presença no evento investindo em uma atração que abordará, de diferentes ângulos, a paixão dos brasileiros pela Copa.

Aliás, a decisão do SBT é estratégica, já que o ex-jogador faz parte dos Comitês Organizadores da Copa do Mundo de 2014 e também das Olimpíadas de 2016, competições que serão realizadas no Brasil.

Pelé vinha conversando com a TV Bandeirante, que tinha grande interesse na sua contratação, mas preferiu assinar com o canal de Silvio Santos.

segunda-feira, 29 de março de 2010

O JORNALISMO ESPORTIVO ESTÁ DE LUTO


Morreu nesta segunda-feira aos 83 anos, vítima de um câncer no cérebro, o jornalista e cronista esportivo Armando Nogueira. Nascido em Xapuri (Acre), Armando Nogueira se tornou conhecido pela carreira dentro da Rede Globo, onde participou da formatação de programas importantes como chefe do jornalismo da emissora. Além do Jornal Nacional, foi um dos responsáveis pela invenção do Globo Repórter. Na área esportiva, ficou conhecido por suas crônicas, onde misturava informação com um texto poético, diferente do padrão tradicional da área. Cobriu todos os Jogos Olímpicos desde 1980 e todas as Copas do Mundo desde 1954.
Escreveu dez livros sobre esportes e trabalhou também na Rede Bandeirantes, no SporTV e na CBN.
O corpo de Armando Nogueira está sendo velado desde às13h na Tribuna de Honra do Maracanã.
O enterro será amanhã, às 12h, no cemitério São João Batista.

domingo, 28 de março de 2010

O FUTEBOL ESTÁ VIRANDO CIRCO


Se as regras do futebol não mudam o visual desse esporte popular vai mudando a cada momento.
A moda do uso de chuteiras coloridas é uma das mais usadas pelos jogadores.
Antigamente todos usavam chuteiras pretas. Aos poucos foram aparecendo às brancas e agora temos as verdes, amarelas, azuis, laranjas, rosas e lilás.
As chuteiras coloridas começaram a aparecer de modo tímido no final da década de 90 nos clubes.
Em 2002, jogando pela seleção brasileira, Rivaldo lançou definitivamente a vistosa chuteira branca. A partir daí, a coisa desandou e virou circo.
Na verdade, muitos jogadores estão mais preocupados com o exibicionismo do que jogar bola.


DETALHE:
Sobre esse assunto Vovó Donalda improvisou hoje uma palestra aqui no RANCHO e foi taxativa: Afirmou que hoje em dia o futebol perdeu muito de seus fundamentos e virou carnaval.
Jogadores peladeiros usam chuteiras coloridas e uniformes que parecem um outdoor ambulante. Outros exibem cortes extravagantes de cabelo, trancinhas coloridas e tatuagens exóticas. Alguns treinadores ficam enfiados em paletó e gravata debaixo de um sol de 40 graus só pra mostrar que tem categoria internacional.
Nos estádios, bonecos gigantes passeiam pelo gramado e garotas de shortinhos curtinhos dançam para animar a torcida.
A televisão, na briga pela audiência, fica o tempo todo apontando mulheres bonitas nas arquibancadas e pior que isso: mostra cartazes nas mãos de torcedores com recados de que estão vendo aquele canal. (uma mentira da grossa preparada pela produção).
Na verdade só fica mesmo faltando o futebol...


EM TEMPO: Será que Vovó Donalda tem razão?

sábado, 27 de março de 2010

RIO BRANCO: A CONQUISTA DE UM NOVO TEMPO

HISTÓRIA



Foto:
Apresentação do projeto de construção do estádio pelo diretor Achiles Zanaga de Camargo,ladeado pelos radialistas Antonio Edson e Jairo Camargo Neves. Sentados, Décio Vitta, Javert Galassi e Guilherme Streicher Junior. (foto recortada do jornal O Liberal)


No final da década de sessenta o Rio Branco E.C, clube social da elite americanense, começava a imaginar a volta do time de futebol e disputar a divisão maior do campeonato paulista.
O primeiro passo dessa idéia foi construir um estádio moderno para mais de 40 mil torcedores.
Foi pensando assim que um grupo de homens apaixonados pelo clube começou a trabalhar na busca desse sonho.
Em abril de 1971 o projeto do estádio foi apresentado e em 1977, ainda em obras, o estádio foi inaugurado.
Quem inaugurou o estádio foi o AEC (Americana Esporte Clube) que enfrentou e venceu (2x1) o Taubaté pela divisão de acesso.
Em 1979 o AEC se funde com o Rio Branco e o “Tigre da Paulista” retorna ao profissionalismo.
Em 1981 o Conselho Deliberativo do Rio Branco aprovou a denominação de Estádio Décio Vitta, homenageando um dos maiores nomes da história riobranquense.
Em 1990 o Rio Branco busca a gloria e sobe para a Primeira Divisão do futebol de São Paulo.

DETALHE: Em 1922 o Rio Branco foi campeão do interior e disputou a Taça Centenário da Independência do Brasil com o Corinthians (campeão da capital). Perdeu de 5x0 e foi vice-campeão.
Em 1923 tornou-se bi-campeão do interior e novamente enfrentou o time do Parque São Jorge na disputa da Taça Competência Paulista. Mais uma vez ficou com o vice-campeonato após perder de 2x1.
Em 1948 o Rio Branco encerrou suas atividades com o futebol.

sexta-feira, 26 de março de 2010

PROSTITUIÇÃO DEVE CRESCER NA AFRICA DO SUL DURANTE O MUNDIAL

A Copa do Mundo de Futebol 2010 na África do Sul pode gerar um aumento na prostituição e no tráfico de drogas no país, caso não sejam adotadas medidas preventivas.
Segundo estudos do Conselho de Pesquisas e Ciências Humanas da África do Sul o problema será agravado nas cidades sedes do mundial.
Johannesburgo, Cidade do Cabo, Durban e Port Elizabeth são destinos privilegiados para turistas sexuais que procuram, principalmente, garotas com idades entre 10 e 14 anos.
Quanto aos garotos a preocupação maior é as ligações com as redes de distribuição de drogas, durante a Copa.
O estudo publicado pelo Conselho nesta semana faz um apelo para que as autoridades competentes atuem em todas as frentes.

PROGRAMA MAIS VOCÊ DEIXARÁ DE SER AO VIVO


Na tentativa de salvar seu casamento com Marcelo Frissoni, a apresentadora Ana Maria Braga vai apresentar o programa “Mais Você” ao vivo somente às segundas feiras a partir de abril. Os demais dias o programa será gravado, exceto quando um fato gerar uma edição extraordinária.
Dessa forma a loira não perde de vista o maridão.
As desarmonias do casal é que Ana passa a semana no Rio de Janeiro e Marcelo em São Paulo. Entendendo que casal nenhum vive sem cafuné, a Rede Globo aprovou a idéia.

quinta-feira, 25 de março de 2010

PREFEITO KASSAB ESTÁ COM MEDO DA PIM-PLIM?

Continua quente a briga no tablado das negociações o projeto de lei que impede o término de jogos de futebol na capital paulista depois das 23h15 entre os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, TV Globo e a Federação Paulista de Futebol.
O projeto, que obriga o começo dos jogos no máximo às 21h15, já foi aprovado em definitivo e aguarda apenas a sanção ou veto do prefeito Gilberto Kassab que, certamente está com medo de tomar decisão.
Se o prefeito não vetar a proposta nos próximos dias, o Legislativo pode promulgar o projeto e então, a Lei entra em vigor .
É o que todos esperam.

quarta-feira, 24 de março de 2010

GISELE VAI MATAR A BOLA NO PEITO NA COPA

A jovem mamãe mais famosa do mundo vai gravar um comercial para a Sky juntamente com Pelé e Romário para ser veiculado no dia da abertura da Copa da África do Sul. Gisele Bündchen vai ensinar o “Rei” e o “Baixinho” a dominar uma bola. Por falar em celebridades, a cantora Beyoncé aprova a vontade do marido Jay-Z, rapper norte-americano, a comprar ações do Arsenal, clube da Inglaterra. O cantor não manja nada de futebol, mas tem grana para investir.

terça-feira, 23 de março de 2010

JOGADOR DE FUTEBOL ESPANCOU APRESENTADORA DE TV

A polícia da Bulgária prendeu hoje o jogador de futebol Orlin Orlinov, do CSKA Sófia, acusado de sequestrar e espancar a modelo e apresentadora de televisão Katrin Vacheva.
Segundo a bTV, emissora que Katrin trabalha, a jovem ficou sequestrada por dez horas e apanhou muito nesse período quando teve o nariz quebrado e vários hematomas por todo o corpo.
Preso, o atacante confessou ter agredido a apresentadora, e justificou para a policia que a garota é linda e mulher bonita merece apanhar.
Cartão vermelho prá ele que vai ver por uns tempos o sol nascer quadrado e desfalcar o CSKA.

JORNAL INGLÊS ESTÁ FORA DE ÓRBITA

O jornal inglês The Times só pode estar brincando ao colocar Diego Maradona em primeiro lugar na lista dos dez maiores craques da história das Copas do Mundo, deixando Pelé em segundo lugar.
Veja a lista: Maradona, Pelé, Beckenbauer, Meazza, Gerd Müller, Garrincha, Ronaldo, (maior artilheiro da história das Copas), Johan Cruyff, Bobby Moore e Puskas.
Deixando de lado a qualidade técnica de Pelé que foi indiscutível em todo mundo, o “Rei” marcou mais gols e ganhou mais títulos em Copas do Mundo que o jogador argentino.
Pelo jeito o The Times está fora do tempo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

O RÁDIO DO INTERIOR PERDEU UM CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA

Morreu ontem em Limeira (SP) o amigo radialista Flávio Barbosa, um dos mais polêmicos e inteligentes profissionais do jornalismo do interior de São Paulo.
Flávio lutava, há alguns anos, contra uma terrível doença, mas sempre, com muita força, vinha exercendo sua profissão.
Trabalhou em Americana, Campinas, Leme, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Limeira e fez do rádio uma tribuna para o povo na busca de dias melhores para todos.
Sempre polemico e agitado, também defendia com unhas e dentes a Portuguesa de Desportos, seu time de coração.
Muitos jovens radialistas passaram pelas mãos de Flávio Barbosa e conseguiram sucesso no rádio e televisão e aprenderam a defender os seus pontos de vista, lutar pelos seus objetivos e, principalmente, dar valor às verdadeiras amizades.
Seu filho, Christian Eduardo, editor de esportes do jornal O Liberal de Americana, foi um deles.
Amigo Flávio, que Deus o tenha ao seu lado.

NACIONALIZAÇÃO: UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

O Brasil recebe mensalmente uma enxurrada de olheiros de outros países, principalmente da Europa e Oriente Médio, na busca de fortalecer o mercado de jogadores jovens em seus países.

São negociantes natos que vasculham o território brasileiro na busca de possíveis talentos da bola.
Como o Brasil é um celeiro de bons produtos, a exportação de crianças e adolescentes e surpreendente.
Há muita grana e interesses envolvidos nesse grande negocio.
Com essa invasão de jogadores brasileiros em todos os cantos do mundo um fato curioso está se tornando comum: craques tupiniquins vestindo camisas de seleções de outros países.
É um caminho torto, mas não deixa de ser uma oportunidade dos jogadores realizarem seus sonhos de jogar uma Copa do Mundo.

DESTAQUE:
Em Portugal, a maioria dos torcedores portugueses é contra os forasteiros na seleção e lutam contra a naturalização de jogadores estrangeiros.
Os portugueses temem que no futuro a seleção portuguesa seja a seleção B do Brasil.
Foto: Liédson

quarta-feira, 17 de março de 2010

RANCHO DO TONICÃO DE ROUPA NOVA

ALÔ RANCHEIROS...
  

O RANCHO DO TONICÃO ainda está em fase de ajustes.
Emmerson Marques e Alexandra Thomann, da nossa equipe técnica, continuam trabalhando nos finalmentes.
Você já percebeu que o blog está de cara nova.
um abraço!!!
Tonicão

COPA: SUL-AFRICANOS ESTÃO POR FORA DO FUTEBOL


As informações que chegam da África do Sul dizem que a população esta entusiasmada com a realização da Copa do Mundo, porém não sabe muito sobre o que será disputado exatamente.
Como a Copa está amplamente divulgada no noticiário e nas propagandas das TVs, jornais, rádios e outdoors, os sul-africanos querem participar da festa e cantam, dançam e continuam soprando as vuvuzelas pelas avenidas esperando os jogos.
Eles sabem que vai rolar muita bola, que jogadores famosos estarão desfilando pelo país e não passa disso porque a África do Sul não tem tradição no futebol.
Os esportes nacionais são o rúgbi e o críquete, herança dos ingleses, seguidos pelo beisebol e basquete. O futebol ocupa um modesto quinto lugar na preferência dos sul-africanos
Na verdade a maioria do povo está por fora do assunto. Como adoram festas, mesmo viajando na maionese, estão no embalo.

COPA DO MUNDO NO BRASIL TEM TUDO PARA SER NA BASE DO IMPROVISO

A FIFA começa a ficar de orelha em pé com o Brasil porque os primeiros prazos dos projetos para a realização da Copa do Mundo 2014 estão estourando.
Muita coisa precisa ser feita e nada foi iniciado, principalmente as obras que são de responsabilidade dos governos.
Tudo indica que a Copa no Brasil será na base do jeitinho brasileiro, ou seja, tudo de ultima hora.
Esse tal do “Jeitinho Brasileiro”, famoso no mundo inteiro, é preocupante.
Só quem viaja para o exterior sabe da nossa fama.
E olha que os gringos tem razão, pois nós brasileiros vivemos sempre na base da improvisação, da malandragem, da esperteza.
É por esse motivo que a FIFA começa a ficar preocupada desde já.
Se deixar a vontade, tudo vai ser na base da gambiarra.

terça-feira, 16 de março de 2010

FIFA: O FUTEBOL É MAIS QUE UM ESPORTE


O Comitê de Ética da FIFA se reuniu ontem em Zurique (Suiça) para examinar a situação atual das candidaturas às edições de 2018 e 2022 da Copa do Mundo.
O presidente Joseph Blatter, (foto) abriu a reunião destacando que o futebol é mais que um esporte. Disse que do ponto de vista sociocultural, o futebol é esperança, desperta emoções e é uma 'escola de vida', além de ter atingido uma dimensão econômica gigantesca.
A partir de hoje o comitê estará enviando carta a todos os países candidatos, lembrando de que assumiram o compromisso de respeitar o fair play e que o Comitê de Ética vai permanecer vigilante para assegurar que todos os compromissos sejam observados.
Austrália, Estados Unidos, Catar, Coréia do Sul, Inglaterra, Japão e Rússia tentam sediar a Copa de 2018 ou 2022 sozinhas. Espanha/Portugal e Holanda/ Bélgica, querem dividir as responsabilidades.

1981: CARNAVAL DO POVO É NA RÁDIO GLOBO

HISTÓRIA A minha primeira transmissão do carnaval de rua de São Paulo aconteceu em 1981 na Rádio Globo de São Paulo (1.100 KHz).
Eu, Braga Junior e Afanázio Jazadi fomos escalados para a cobertura na passarela da Avenida Tiradentes.
Do palanque da imprensa tínhamos uma ampla visão da avenida e das arquibancadas que comportavam (ainda que com pouca infra-estrutura) duzentas mil pessoas.
Naquela época uma das alegorias era um enorme Rei Momo. Até então, carnaval sem Rei Momo, não era carnaval.
As fantasias das alas representavam figuras como Arlequins, Ciganos, Piratas e Toureiros, autênticos súditos de Momo.
Na abertura do desfile, Braga Junior, abriu a transmissão lendo um editorial sobre o tema carnaval no Brasil, muito bem elaborado e interpretado por esse excelente profissional, dono de uma das mais bonitas vozes do rádio.
A transmissão rolava perfeitamente.
Afanázio deitava e rolava com belas entrevistas, Braga Junior com facilidade completava com desenvoltura os detalhes do desfile.
Eu, mesmo com pouca experiência de carnaval dava meu recado seguindo religiosamente o roteiro programado.
Após a passagem da segunda escola, Braga Junior, necessitou deixar o trabalho. Tudo bem!
Aliás, tudo bem não, Braga por distração levou toda programação e o material que tínhamos sobre roteiro e os temas das escolas.
Não existiu outra saída senão improvisar.
Entusiasmado com a oportunidade oferecida pela rádio e por estar pela primeira vez na avenida do carnaval paulistano, não medi esforços. O mesmo, ocorreu com Afanázio Jazadi, que também estava, como eu, começando praticamente a carreira.
Pode acreditar: Conseguimos com muito empenho, animação e descontração “segurar” mais cinco horas de transmissão alinhado com o slogan: “Carnaval do povo é na Rádio Globo”.

DETALHE
A Vai Vai foi a grande campeã de 81 e o samba enredo da escola “Acredite se quiser” veio a calhar com o nosso trabalho.

segunda-feira, 15 de março de 2010

ÁFRICA DO SUL PROMETE SEGURANÇA EFICIENTE NA COPA


O Comitê Organizador da Copa da África do Sul manda recado para o mundo garantindo a segurança necessária para todos que estiverem no país no período do evento.
Diz ainda a nota que a África do Sul é a nação mais desenvolvida do continente africano e criou uma infraestrutura para garantir a segurança ideal para todos.

REALIDADE

Todos nós sabemos que apesar das marcas do passado e dos desafios do futuro, os africanos vivem embalados pelo otimismo pós-apartheid .
O país procura viver uma nova fase com uma estrutura política forte na luta para manter unidas diferentes etnias, línguas e religiões. Os sul-africanos, com certeza, vão procurar mostrar para o mundo durante a Copa que o seu país é um dos mais belos países do mundo.
A África do Sul possui 11 idiomas oficiais: Africâner, Inglês, isiNdebele, isiXhosa, isiZulu, Sepedi, Sesotho, Setswana, siSwati, Tshivenda e Xitsonga. Existem projetos de reafirmação da cultura negra, que estimulam o aprendizado das línguas tribais que têm como objetivo evitar o desaparecimento das mesmas, porém o inglês e o africâner são os mais falados nas grandes cidades.

DETALHE:
A Seleção Brasileira viaja para Johannesburgo dia 26 de maio saindo de Curitiba.

SHOW “EMOÇÕES SERTANEJAS” SERÁ NA QUARTA-FEIRA NO IBIRAPUERA

ROBERTO CARLOS E OS CONVIDADOS

Para montar o repertório do espetáculo 'Emoções Sertanejas', o maestro e produtor musical Eduardo Lages quer um repertório alegre e com arranjos que não levam as canções para o lado sertanejo e que os convidados façam homenagem ao Roberto Carlos, nadando na praia do Rei. O show vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 17 ,no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo e será gravado pela Rede Globo para virar CD/DVD.

MUSICAS ESCOLHIDAS:
Almir Sater – "No Quintal do Vizinho"
Bruno & Marrone - "Desabafo"
Cesar Menotti & Fabiano - "Proposta"
Chitãozinho & Xororó - "Eu Preciso de Você"
Daniel - "Do Fundo do Meu Coração"
Elba Ramalho – "Esqueça"
Gian & Giovani - "Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo"
Leonardo - "Por Amor"
Martinha – "Alô"
Milionário & José Rico - "A Distância"
Nalva Aguiar - "As Curvas da Estrada de Santos"
Paula Fernandes e Dominguinhos – "Caminhoneiro"
Rio Negro & Solimões - "Sentado À Beira do Caminho"
Roberta Miranda - "Eu Disse Adeus"
Sérgio Reis - "Todas as Manhãs"
Victor & Leo - (canção ainda não definida)
Zezé Di Camargo & Luciano - "O Portão"
DETALHE:
Se você quiser assistir esse show que começa às 21h os ingressos custarão de R$60 a R$360,00.
Acesse www.ingressorapido.com.br/

sexta-feira, 12 de março de 2010

BIGODE PODE SER A ESTRATÉGIA DE PORTUGAL NA COPA

A campanha “seleção de bigode” continua fervilhando em Portugal a cada dia que passa.
Os torcedores portugueses estão apoiando a idéia nascida há dois anos e que agora começa a ganhar corpo.
Os portugueses de uma maneira geral concordam que o típico português tem que ter bigode e nada melhor que o futebol através de uma vitrine como a Copa do Mundo para reativar essa tradição de Portugal que se perdeu no tempo.
Tradição no cenário político de Portugal no início do século XX, o bigode pode voltar à tona e ser uma atração portuguesa para a Copa do Mundo.
O técnico Carlos Queiroz parece que topou a parada e aceita dizer que os bigodes podem até ajudar a desconcentrar os adversários.
Será que o Cristiano Ronaldo ficaria bem de visual bigodudo?

COISAS DE MULHER

Perguntei a Vovó Donalda, que é de origem portuguesa, o que ela acha do homem que usa bigode e ela respondeu simplesmente que o bigode deixa o homem másculo e sedutor e que sempre adorou um bigodaço roçando na sua nuca.

quinta-feira, 11 de março de 2010

COLOMBIA NA MIRA DA COPA DO MUNDO

O Campeonato Mundial de Futebol tem tudo para retornar à America do Sul em 2026 segundo o vice-presidente da FIFA Jack Warner que está em Bogotá para conferir as preparações para o Mundial Sub-20 do ano que vem.
O dirigente gostou e aprovou as instalações que serão utilizadas para a competição sub-20 e ficou empolgado com a atual situação na Colômbia, principalmente na área de segurança.

DETALHE
A Copa do Mundo de 1986 deveria ser na Colômbia, mas problemas econômicos graves impediram sua realização e o México assumiu a responsabilidade.

quarta-feira, 10 de março de 2010

TRANSAMÉRICA SERÁ A MAIOR EQUIPE DE RÁDIO NA COPA DA ÁFRICA DO SUL



Eder Luiz Morbi, diretor da Midiamix/Transamérica, reuniu os profissionais de sua equipe que irão à Copa do Mundo da África do Sul onde passou todos os detalhes de como será a cobertura do mundial, esquema de viagem e hospedagem em Johanesburgo cidade que concentrará todo o pessoal.
A viagem será através da Swiss Air Lines a partir da segunda quinzena de maio com hospedagem individual no Mapungubwe Hotel Apartments.
Pela segunda Copa consecutiva a Transamérica terá a mais numerosa equipe de profissionais fora do país.
Narradores: Eder Luiz, Antonio Edson (Tonicão) e Oswaldo Maciel.
Comentaristas: Henrique Guilherme e Eduardo Savóia.
Repórteres: André Galvão, Marco Bello e Roberto Carmona.
Apresentadores: Thomaz Rafael e Marcio Bernardes
Humor: Gavião
Operador Técnico: Marcio Santos
Diretor Geral: Luiz Guilherme Albuquerque
A Rede Transamérica que possui 105 emissoras afiliadas em todo o Brasil utilizará na África do Sul dois estúdios no Centro Internacional de Imprensa e quatro viaturas de reportagens.
Patrocinadores: Goodyear, Tigre, AOC, D.Paschoal, Capemisa, Tintas Universo, C&C-Daneva e Sabesp.

DETALHE:
Vovó Donalda, não embarca com a equipe Transamérica. Vai viajar por conta da FIFA a convite de Joseph Blatter. Antes de chegar à África do Sul passará por Zurique, na Suiça.

terça-feira, 9 de março de 2010

ADRIANO: IMPERADOR DO FUTEBOL E REI DO CANO

Por ter desaparecido do Flamengo por vários dias, desfalcar o rubro-negro na próxima partida da Libertadores da América e levar uma bronca publicamente da presidente do clube, são fatos desastrosos na carreira do atacante Adriano.
Eu acho que essa atitude foi a bolinha de sabão que faltava para o Dunga repensar a sua convocação para a Copa do Mundo.
Essa pisada de bola do Imperador, em minha opinião, abre novamente portas para Ronaldinho Gaúcho.
Além de ser um profissional desatinado, Adriano, segundo o jornal O Globo desta terça-feira, deixou de ganhar R$ 400 mil em uma ação comercial por não comparecer a uma sessão de fotos.
Um sujeito problemático assim não pode vestir a camisa da seleção, ainda mais em uma Copa do Mundo.

ARENA BARUERI UM ESTÁDIO PARA SE TIRAR O CHAPÉU.

Foto: Cabine de rádio da Arena é super confortável, prática, com ar condicionado, banheiro, agua, lanche e cafezinho. Êta mordomia !!!

Estive ontem na Arena Barueri transmitindo pela Transamerica/Record a vitoria do Palmeiras diante do Sertãozinho. O resultado caiu do céu para o Palestra que não jogou nada. Na verdade não mereceu vencer o Touro dos Canaviais.
O que me chamou atenção ontem foi a modernidade do estádio de Barueri. Coisa linda !!!
Já estive lá várias vezes, mas ontem com as obras bem adiantadas fiquei encantado.
Sem terminar o projeto já dou nota mil.
Não perde nada para muitos estádios que conheci em Copa do Mundo.
Visitei os dois andares de camarotes, a sala de troféus, os vestiários e salas de aquecimento.
O estacionamento gigantesco, super limpo, arejado e muito bem demarcado.
Muito diferente de alguns “lixos” que existem por aí, a Arena dá toda condição de trabalho para a imprensa.
Quem reclamar estara pecando...

NA CABINE:

Passaram pela cabine da Transamérica/Record ontem os amigos Hugo Botelho (centro) narrador da FM 105 e o reporter Anderson Cheni da Rádio Capital.
Rapaziada boa de proza...







domingo, 7 de março de 2010

BASTA LEMBRAR PRA VIDA FICAR DIFERENTE

HISTÓRIA:
Quando eu comecei minha carreira no rádio em 1968 na Rádio Brasil de Santa Bárbara d’Oeste (SP) com o programa “Festival de Brasas”, especialmente dedicado para as garotinhas gamadinhas, os discos Long Play, (33rpm) contendo 12 músicas (seis cada lado) e os compactos simples e duplos com uma ou duas de cada lado, mesmo sendo uma invenção dos anos 50, ainda pintava como a tecnologia do momento. A qualidade sonora (estéreo) era excelente.
Na programação a moçada, hoje sessentões, gostava de ouvir:
NACIONAIS: Roberto Carlos: Se Você Pensa; Paulo Sergio: Última Canção; Os Caçulas: A Chuva Que Cai; Martinha: Eu Daria a Minha Vida; Wilson Simonal: Sá Marina; Vanusa: Pra Nunca Mais Chorar; Os Incríveis: O Milionário; Chico Buarque: Carolina; Leno: A Pobreza; Martinho da Vila: Casa de Bamba, dentre outras.

INTERNACIONAIS: Beatles: Hey Jude; Paul Mauriat: Love Is Blue; Jose Feliciano: Light My Fire; Richard Harris: MacArthur Park; Miriam Makeba: Pata Pata; Simon & Garfunkel: Mrs. Robinson; Johnny Rivers: Do You Wanna Dance; Gigliola Cinquetti: Dio Come Ti Amo; The Lovin 'Spoonful: Lonely; Bee Gees: Massachusetts; Lulu: To Sir With Love e tantas outras canções maravilhosas.
Naquele tempo existiam também as bregas: Noriel Vilela: Só o Óme; Robert Livi: Parabéns Querida; José Mendes: Pára Pedro; Orlando Dias: Amor Desesperado; José Ricardo: Meu Primeiro Amor e por aí vai.
Cantores franceses como Alain Barrière, Gilbert Bécaud, Charles Aznavour, Adamo estavam sempre nas paradas. As canções italianas não ficavam por baixo com Sergio Endrigo, Nico Fidenco, Luigi Tenco, Gino Paoli, Gianni Morandi, Jimmy Fontana, Pepino di Capri, Ornela Vanoni e a agitada Rita Pavone.
Com os discos mais antigos e com ruídos, eu destacava o divertido “Chiado também é sucesso” e mandava prô ar.
São lembranças de músicas lindíssimas e das saudosas "mela-cuecas".

CASO PARADINHA NOS PENALTIS A FIFA DEU UMA PARADA


A FIFA resolveu dar uma paradinha nas discussões e marcou para os dias 17 e 18 de maio a decisão sobre a proibição da paradinha nas cobranças de pênalti.
Nessa reunião extraordinária vão discutir também se deve aumentar a responsabilidade do quarto árbitro e colocar mais dois juízes de linha e um atrás de cada gol.
Sobre o uso de usar a tecnologia para ajudar o árbitro os “velhinhos fifanos” descartaram alegando que o elemento humano no esporte tem que prevalecer.
A entidade vem sendo pressionada a usar a tecnologia com o objetivo de eliminar erros que geralmente são reproduzidos na TV por diversos ângulos.
No próximo mês as empresas apresentarão à FIFA o sistema com o chip na bola e o presidente Blatter admitiu a possibilidade de adotar tal tecnologia só no Mundial de 2014 aqui no Brasil.

sábado, 6 de março de 2010

QUANDO WILSON SIMONAL VESTIU A CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA

HISTÓRIA
Na Copa do Mundo de 1970 o cantor Wilson Simonal muito amigo de Pelé, Jairzinho e Carlos Alberto Torres, viajou para o México e acompanhava de perto a seleção brasileira sendo uma pessoa assídua na concentração.
Certo dia os jogadores resolveram aprontar uma gozação em cima do Simona com o consentimento do treinador Zagallo.Após a contusão de um dos jogadores, o treinador consultou Simonal se ele gostaria de preencher a vaga do jogador que seria cortado. Imediatamente o convite foi aceito.
O resultado da brincadeira foi catastrófico: Ele acreditou !!!
Levou tão a sério que no dia seguinte, foi um dos primeiros a chegar para treinar.
Não deu 15 minutos de aquecimento e ele se sentiu mal, desmaiou e teve que ser socorrido e receber oxigênio. Quando acordou, viu que estava todo mundo na gargalhada e que tudo não passou de uma farra.
Assim terminou o sonho de quem acreditava ser o ponta direita da seleção.

DETALHE:

Wilson Simonal foi um cantor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960/70.
Nessa época, era um dos artistas mais populares e bem pagos do Brasil, bastante assediado pela mídia e pelos fãs em todo Brasil. Foi o primeiro artista negro a apresentar sozinho um programa de televisão no país - o “Show em Si...Monal”, dirigido por Carlos Imperial e acompanhado pelo grupo Som 3 com os extraordinários músicos Cesar Camargo Mariano (pianista), Toninho ( batera) e Sabá (contrabaixista).
Faleceu em junho de 2000.

sexta-feira, 5 de março de 2010

ATRIZ GLOBAL VAI AJUDAR POPULAÇÃO DO HAITI

A atriz Maitê Proença, que atua por uma ONG brasileira chamada Associação Expedicionários da Saúde, viajou hoje para Les Cayes (Haiti), onde ficará por cinco dias, com a intenção de ajudar as vítimas daquele país.
Essa Associação é uma organização que reúne médicos voluntários em expedições que levam medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, às populações indígenas da Amazônia brasileira.
Maitê vai trabalhar em um hospital de campanha, dormir em barraca e aproveitar para filmar um documentário. Para essa viagem, ganhou licença de seu programa “Saia Justa” e das gravações da novela “Passione” que substituirá “Viver a Vida”.
A grande preocupação dos haitianos vitima do terremoto é que agora começa a temporada de chuvas.

Ajudar o próximo é um ato voluntário de amor (Vovó Donalda)

MAIORIA DAS CABINES DE RÁDIO NO INTERIOR É UM LIXO

Radialistas ficam amontoados no Bruno José Daniel

Não tinha cadeiras, banheiro e agua no reservado para as emissoras de São Paulo ontem em Jundiaí.

DOIS EXEMPLOS

A Federação Paulista de Futebol diz que capricha nas vistorias dos estádios, mas esquece de vistoriar as cabines de rádio e espaços para os jornalistas.
Só o pessoal da televisão tem privilégios.
Vou citar apenas dois exemplos de desconforto oferecidos aos profissionais de rádio nos estádios interioranos.
Ontem em Jundiaí, tive que permanecer por mais de 5 horas trabalhando em pé, pois o funcionário do estádio Jaime Cintra disse que não tinha número suficiente de cadeiras para oferecer. (foto 2)
Isso sem contar que não existe banheiro na área reservada (balcão) que eles chamam de cabines, para as emissoras de fora da cidade.
A localização desse balcão é cômica. Fica num canto do setor coberto, na direção de uma das metas.
O local é moradia dos pombos e alojados nas ferragens ficam mirando a gente. Um amigo da Rádio Tupi, bem ao meu lado, foi premiado.
Os amigos dos jornais e sites tiveram que sentar no meio da galera e fazer gambiarras para ligar seus laptops.

EM SANTO ANDRÉ OUTRO ABSURDO

Não existe divisão para as rádios. Os radialistas ficam amontoados em uma única sala. Os operadores técnicos ficam completamente desalojados e acomodam os equipamentos em caixotes ou em mesas que eles mesmos levam da emissora. (foto 1)
Transmitir jogo nos estádio Bruno Daniel é um desafio.
Pra começar, não é permitido que o veiculo da rádio se aproxime do elevador para descarga dos materiais. Os operadores carregam os pesados equipamentos nas costas da rua para o local de trabalho.
Nas duas cidades não existem estacionamentos para os veículos das emissoras de rádio. Só a televisão e a Policia Militar gosam desse privilégio.
São apenas dois exemplos e um pequeno desabafo.
Por outro lado temos que elogiar Mogi Mirim, Presidente Prudente, Araraquara, Americana, Barueri e Ribeirão Preto.

PARAIBANOS APROVAM "LEI PIMENTA NA BOCA" NOS ESTÁDIOS

O torcedor que xingar a mãe do árbitro, técnicos e jogadores em voz alta nos estádios da Paraíba pode ser retirado do local pela polícia. Os torcedores próximos que se sentirem ofendidos por palavras ou gestos obscenos podem acionar a policia e exigir a retirada do “bocudo” do estádio.
Uma enquete realizada em João Pessoa mostrou que a população gostou da idéia e aprova o artigo 22 do regulamento do Campeonato Paraibano de Futebol de 2010. A norma foi batizada de 'lei pimenta na boca'.
O regulamento foi elaborado pela Federação como medida educativa e tem o objetivo de tornar os estádios de futebol da Paraíba em ambientes saudáveis, familiar e seguros.
Particularmente acho que a intenção dos cartolas paraibanos é boa, mas infelizmente não vai dar certo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

PAI DE NEYMAR JOGOU NO PAULISTA DE JUNDIAÍ


Hoje a noite estarei em Jundiaí, a gostosa cidade capital da uva para narrar Paulista e Santos.
O estádio Jaime Cintra (foto) deve estar lotado porque todo mundo quer ver o líder do campeonato dar mais um show de bola diante do abalado Galo do Japi, que tenta fugir da zona do rebaixamento.
O Santos é o time da hora e Neymar, Ganso, Robinho e companhia bela estão enchendo os olhos dos torcedores, mesmo aqueles que não torcem pelo Santos.
Robinho deve ficar no banco, pois atuou pela Seleção Brasileira contra a Irlanda, ganhou elogios da imprensa internacional, e hoje poderá até atuar meio tempo, dependendo da situação.
A expectativa é de uma goleada para cima do Paulista se o time jundiaiense continuar sendo preguiçoso neste campeonato.

“SEU” NEYMAR NO ESTÁDIO
Neymar dos Santos Silva, pai do garoto Neymar, jogou como atacante do Paulista em 1994. Ele foi autor de um dos gols da vitória por 3 a 1 sobre o Bandeirante de Birigui, resultado que livrou o Paulista de cair para a quarta divisão. Ele jogou em diversos clubes do interior de São Paulo, como Catanduvense, Linense e União de Mogi. Jogou no Coritiba, no Batel-PR e no Operário. Depois de deixar a carreira, trabalhou como mecânico e abriu mão da profissão, em 2008, para acompanhar a carreira do seu filho.

quarta-feira, 3 de março de 2010

SERÁ QUE BORIS CASOY VAI DIZER: ISSO É UMA VERGONHA?

O jornalista Boris Casoy, foi inocentado no caso dos garis, assunto que repercutiu em todo Brasil. Casoy escapou de condenação por danos morais em ação movida pelo gari Marcelo Gomes de Brito, da Paraíba, por sentir-se ofendido com um comentário pejorativo do âncora do “Jornal da Band”, no último dia 31 de dezembro.
Boris Casoy no Jornal da Band, sem saber que o microfone estava aberto, levou ao ar, um comentário, no mínimo preconceituoso, referente à declaração de dois garis, desejando feliz ano novo, aos telespectadores.
Segundo decisão do juiz Cláudio Antônio de Carvalho Xavier, o autor da ação não foi a pessoa diretamente atingida pela prática do ato ilícito,uma vez que o comentário de Casoy fora dirigido à categoria.
Que moleza teve Casoy que não pegou nem uma multinha pelo comentário, no mínimo, ridículo.
Isso é uma vergonha !

O LEÃO CAIPIRA COMEU O PERIQUITO NO MORUMBI

HISTÓRIA

Convidado pelo “garotinho” José Carlos Araujo, narrador e diretor de esportes da Rede Globo de Rádio, narrei em 03 de setembro de 1986 pela Rádio Globo do Rio de Janeiro a decisão do Campeonato Paulista entre Palmeiras x Internacional de Limeira, no Morumbi. Trabalhei com Luiz Penido, Afonso Soares e Ivan Mendes.
Nesse dia o estádio Cicero Pompeu de Toledo recebeu perto de 70 mil pagantes com a torcida interiorana ficando espremida no meio da multidão de palmeirenses.
No apito final do árbitro Dulcidio Wanderley Boschilla deu Inter 2x1, campeão paulista de 86, calando a grande massa alviverde que sonhava quebrar um jejum de 10 anos sem título.
Assim, pela primeira vez, uma equipe do interior conquistava o título de campeão do Paulistão.
Os radialistas cariocas puderam ver de perto a força do futebol do interior paulista naquela oportunidade.
O Leão tinha um time entrosado, toques rápidos e muito bem comandado pelo técnico Pepe e venceu o Palmeiras jogando com Silas; João Luís, Juarez (Alves), Bolívar e Pécos; Maguinha, Gilberto Costa e João Batista (Carlos Silva); Kita e Lê.
DETALHES
Para completar essa conquista inédita, a Internacional ganhou a Taça dos Invictos e ainda teve Kita com 24 gols, o artilheiro do campeonato. Na época, o time de Limeira foi batizado de “Dinamarca Caipira” em alusão à seleção européia destaque da Copa do Mundo de 1986.

terça-feira, 2 de março de 2010

AGORA É OFICIAL: NASCEU O GREMIO PRUDENTE FUTEBOL LTDA


O antigo Grêmio Barueri sumiu do mapa do futebol paulista e dá lugar ao Grêmio Prudente Futebol Ltda.
Os trâmites necessários para a oficialização do novo nome foram superados e a partir de agora, o time que teve uma das maiores ascensões em curto prazo de tempo no futebol brasileiro representando a cidade de Barueri passa a representar Presidente Prudente oficialmente além de um novo nome e outro distintivo.
Com a palavra GRÊMIO estampada em maior destaque no escudo, a equipe atende ao desejo do torcedor de toda região prudentina.
Para fortalecer o nome GRÊMIO, esta será a maneira como a equipe será chamada em todas as suas manifestações oficiais.
O clube enviou todos os documentos necessários à Federação Paulista de Futebol que reconheceu a nova nomenclatura.
Hoje o Grêmio apresentou seu primeiro jogador após a mudança de nome do clube, o experiente lateral direito Paulo César que aos 31 anos de idade acumula passagens por Flamengo, Fluminense, Santos, Paris Saint-Germain e Toulouse, ambos da França.

ESCULTURA DO TOURO BANDIDO UMA ATRAÇÃO DE BARRETOS


Certa vez, na festa do Peão Boiadeiro de Americana conheci o Touro Bandido o grande astro dos rodeios e que foi considerado o touro mais bravo da história country.
O chifrudo era bonitão mesmo !
O “touro galã" da novela global America e de muitas campanhas publicitárias viveu 15 anos, teve 70 filhos e deixou mais de dois milhões de sêmen congelados.
O marrudo Bandido nunca permitiu que nenhum peão metido ficasse em seu lombo por mais de quatro minutos.
O regulamento dos torneios determina mínimo de oito segundos montado sobre o lombo do animal.
Quando Bandido morreu em janeiro de 2009 teve um enterro a altura de grandes celebridades e foi enterrado no Memorial do Peão em Barretos com direito a uma estátua em sua homenagem.
Quem passa por Barretos não deixa de visitar o monumento, muito bonito, e conhecer a história desse truculento animal que até ganhou um livro “Bandido –Touro com alma” editado em português/inglês, que continua sendo muito procurado pelos amantes dos rodeios.

Vovó Donalda acha que se for verdade que animal tem alma, o touro Bandido certamente virou churrasco do capeta.

segunda-feira, 1 de março de 2010

OPERADOR DE SOM: A ALMA DE UMA GRANDE TRANSMISSÃO

O sucesso de uma boa transmissão de futebol ou de um programa normal de rádio depende muito do equipamento técnico da emissora e acima de tudo de um bom operador.
Eles representam a alma de uma comunicação perfeita. São fundamentais e não aparecem.
No futebol, por exemplo, o operador da central técnica precisa estar em sintonia com o profissional que trabalha no estádio. Ambos têm que ser pessoas de soluções e não de problemas.
Eles é que proporcionam a condição para que o narrador, o comentarista e os repórteres possam trabalhar a contento dentro de uma equalização perfeita de som, com isso valorizando a transmissão e proporcionando ao ouvinte a melhor qualidade.
No rádio de São Paulo onde trabalho, percebo um detalhe muito importante entre os técnicos das mais diferentes emissoras. São amigos, prestativos, trocam idéias para solucionar algum problema que venha a ocorrer com um dos colegas.
Infelizmente são comuns nos estádios brasileiros, problemas sérios com linhas de transmissão. Estamos longe do ideal, e olha que daqui a quatro anos teremos no Brasil a Copa do Mundo.
Ser operador técnico de externa em transmissões de futebol, principalmente em grandes emissoras, é um trabalho árduo e nem sempre esses amigos profissionais são reconhecidos e renumerados satisfatoriamente.

FOTO: Jair Ramiro (Bandeirantes), Roni Silva (CBN), Josias Jesus Silva (Eldorado), Marco Conceição (Globo) e Carlos "Motoca" Marques (Transamérica/Record) operadores que trabalharam ontem em Rio Claro no jogo do Palmeiras.

PRÁ QUE SERVEM OS NÚMEROS ALTOS NAS CAMISAS DE FUTEBOL?

Você acredita que existe número de sorte?
No futebol tem jogador que acredita piamente nesse negócio de números na camisa.Uns pedem pra jogar com a 57, 75, 80,99.
Outros então detestam a 7, 9, e principalmente a nº 10.
Por exemplo, no Corinthians, segundo meu amigo Marco Bello, repórter da Transamérica/Record o jogador Jorge Henrique quando chegou ao Parque São Jorge pediu para jogar com a 23.
Ano passado, Souza quis vestir a 43 e foi o pior jogador da temporada no time.
Essa escolha de números na camisa seria moda, superstição ou medo de pegar um número que identifique uma maior responsabilidade?
Se usar a camisa 10, a imprensa rotula como astro do time, meia habilidoso, rápido, que não gosta de marcar. Se usar a 8, pode jogar mais atrás, mais lento, com toques mais curtos.Antigamente os números nas camisas serviam para saber em qual posição cada um jogava.
1-goleiro, 2-lateral direito, 3-zagueiro central, 4-quarto zagueiro, 5- médio-volante, 6-lateral esquerdo, 7- ponta direita, 8-meia direita, 9-centro-avante, 10 meia esquerda e o 11-ponta esquerda.
Muitos números de camisas se tornaram a identidade do jogador, mas hoje isso não acontece mais, serve apenas como identificação e quando o time é anunciado parece cartela de bingo.
Por outro lado tem treinador que gosta de misturar os números para confundir o adversário ou para identificar a posição de cada um no esquema tático da equipe.
Eu acho tudo isso uma bobagem.
E você?