Marcadores

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FIFA PENSA EM ACABAR COM EMPATES NA FASE INICIAL DA COPA DO MUNDO


A Fifa está reforçando a idéia de acabar com os empates nas partidas da primeira fase da Copa do Mundo. Fala-se em decisão por pênaltis, se for o caso.
Joseph Blatter, cartola-mor da Fifa já acenou que isso pode valer na Copa 2014. Para o presidente da entidade, a iniciativa pretende forçar o jogo ofensivo e aumentar o interesse do público
Outra possibilidade seria voltar ao "gol de ouro", no qual primeira equipe que balançar a rede vence a partida, um sistema que, segundo Blatter, obrigaria os times a atacar.
O objetivo da Fifa é aumentar o interesse nas partidas da primeira fase dos Mundiais, nos quais algumas seleções buscam não perder e não se arriscam no jogo ofensivo.



DESTAQUE: Vovó Donalda acha que a melhor solução é diminuir o número de seleções na Copa. A qualidade técnica caiu muito na África do Sul.

2 comentários:

FG-News.blogspot.com.br disse...

Amigo Tonicão, toda iniciativa para mudar o panorama do jogo de compadres é bem-vinda. Não tenho autoridade para comentar futebol, mas o que se sentiu, na África do Sul, em determinados jogos, foi a tediosa sensação de que, para os treinadores, o empate era confortável. O público, no entanto, vai ao estádio para ver disputa séria, acirrada. Nesse sentido, o empate é o chamado "banho-maria" da competição e, como tal, não "incendeia" o torcedor. Da mesma forma como sempre achei que a chamada morte súbita era um contrasenso, pois dava, num lance fortuito, a vitória ao time mais fraco, acredito que o empate é uma tentativa cansativa de adiar a definição dos melhores. Como vocês, meus amigos especialistas da matéria, dizem, o jogo é jogado e ponto final. Ganhar campeonatos, a Copa inclusive, com o regulamento embaixo do braço é mais próprio de enxadristas, cuja modalidade dispensa a emoção e parte para o uso da razão, da lógica e da estratégia frias. Sei que os enxadristas consideram tal refinamento emocionante, mas, convenhamos, o futebol é pura emoção e não combina com tais raciocínios. Que venha essa medida que você evidencia e, de roldão, que sejam adotados todos os recursos tecnológicos dos quais se fala muito, mas se formaliza pouco. Ganhar um jogo no último minuto, com gol de mão, ainda por cima feito em completo impedimento, pode ser "um barato" para o torcedor, mas, francamente, não combina com Copa do Mundo em que se busca a virtude máxima do fair play. Por último, vou matar a bola no peito, baixar no gramado e ditar outro ritmo nesta jogada. Agradeço ao amigo pela atenção e a torcida relativas à recuperação de minha saúde, recentemente. Obrigado. E "vamo que vamo", Tonicão, torcendo com legiões de amigos, unidos por uma verdadeira paixão: o futebol.

FG-News.blogspot.com.br disse...

Caro amigo Tonicão

Não tenho capacidade para comentar futebol, mas, como torcedor, acredito que o fim do empate, através da disputa de pênaltis, pode melhorar a competição. No entanto, se, por um lado, pênalti é loteria, por outro lado, a volta do gol de ouro é suicídio esportivo. O expediente, já testado, como você lembra, é de péssima memória e, num lance fortuito, pode premiar a equipe mais fraca, sem que o adversário tenha a chance de reagir. A Fifa poderia ser mais ousada e permitir a implantação de tecnologia, tão aclamada, mas nunca adotada. Tudo a favor de uma disputa mais justa e competitiva. Quando o espetáculo não for mais empobrecido por erros grosseiros de arbitragem, as partidas serão mais dinâmicas em busca de um resultado que contemple o melhor em campo. Aproveito a oportunidade para agradecer ao amigo que torceu pela recuperação de minha saúde, recentemente. "Vamo que vamo", Tonicão. Um grande abraço.