HISTÓRIA - Teve início ontem e vai até o dia 31 deste mês no Estado de São Paulo a “Campanha Estadual de combate a Hanseníase”, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com prefeituras com o objetivo de alertar sobre sinais e sintomas da doença.
A Hanseníase (lepra) é uma doença infecciosa transmitida pelo Bacilo de Hansen, agente que acomete a pele e nervos periféricos, preferencialmente, e é transmitida por meio das vias aéreas superiores, sendo que os sinais e sintomas aparecem de dois a cinco anos após o contágio.
A campanha pede aos paulistas que se junte no propósito de contribuir para tornar as informações sobre a doença mais conhecidas e compreendidas. É importante ajudar na superação do preconceito e do estigma que ainda existem e acabam dificultando o diagnóstico preventivo e o tratamento da doença.
- DETALHE: Vovó Donalda explica que os principais sintomas da hanseníase são manchas brancas ou caroços avermelhados em qualquer parte do corpo que tem redução da sensibilidade à dor, calor ou frio, além do engrossamentos de nervos dos braços e perda de pelos nos locais das manchas.
* Mais informações sobre a doença no site www.hanseniasetemcura.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário