Marcadores

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

GLOBO DEVE SEGUIR SOBERANA NO BRASILEIRÃO


RÁDIO/TV - O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) determinou que a Globo não pode mais exercer o direito de preferência na renovação do contrato de cessão dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Essa cláusula mágica foi o que sempre deixou nas mãos da emissora o principal torneio de futebol do país que só respira futebol na TV aberta.

Mas o que, de fato, muda com essa decisão?

Muito pouco, para não dizer que nada se altera.

O processo corria desde 1997, quando a Band ficou a ver navios na disputa pelos direitos de transmissão. Hoje, a realidade da venda desses direitos já é um pouco diferente, muito mais próxima daquilo que o Cade disse que tem de “começar” a ser.

Na última vez que o Clube dos 13 negociou os direitos do Brasileirão, em 2008, a venda já era “fatiada” por diferentes mídias. Tanto que houve concorrência de diferentes veículos, mas a Globo acabou oferecendo melhores ofertas e levou o pacote completo do Brasileirão.

Na TV aberta, inclusive, a disputa com a Record, tão aguardada pelos clubes, sequer existiu. A emissora paulista não chegou a apresentar sua proposta, causando indignação entre membros do C13 e da própria Globo à época.

Agora, a novidade é que a Globo não pode esperar a oferta dos outros para então fazer a sua.

Considerando que, para 2011, a emissora aumentou o quanto vai faturar em publicidade na transmissão do futebol, a tendência é de que dinheiro não seja problema quando houver a retomada de negociações do Campeonato Brasileiro 2012.



(Publicado em 20/10/10 no Blog do Erich Beting –Uol)

Um comentário:

Anônimo disse...

Xi.pelo jeito a Globo se azarou.
Nélio Silva - SJRPreto