Marcadores

sexta-feira, 17 de junho de 2011

PARINTINS: A HISTÓRIA DOS BOIS GARANTIDO E CAPRICHOSO

BUMBÓDROMO DE PARINTINS
O Festival de Parintins que acontece neste mês de junho no Amazonas com a presença de turistas de todas as partes é atualmente o 2º maior festival folclórico do país, perdendo apenas para o Carnaval.
A grande festa que começou no formato atual em 1964 tem a rivalidade dos bois “Garantido” e “Caprichoso”.
A festa inicialmente mostrada para o público local, foi ficando conhecida em outras cidades até ganhar apoio turístico do Estado e transmissão ao vivo na televisão, como vem acontecendo nos últimos anos.


BOI GARANTIDO
O Boi Garantido surgiu no dia de Santo Antonio no sonho do menino Lindolfo Monteverde, que sempre ouvia de sua avó as lendas do boi de pano que dançava nas noites juninas.
Mais tarde o curumim confeccionou seu boi e batizou-o de "Garantido".


BOI CAPRICHOSO
Conta a história que dois irmãos procedentes do Ceará chegaram à região de Parintins à procura de trabalho e fizeram uma promessa a São João Batista: se alcançassem essas graças, reverenciariam o santo com um boi de pano. E assim aconteceu.
Providenciaram um boi de pano confeccionado com muito capricho e deram o nome de Caprichoso de Parintins.
De uns tempos para cá Caprichoso e Garantido desfilam no Bumbódromo de Parintins e realizam seu desfile com carros alegóricos que se mexem e produzem vários efeitos especiais e cada um tem sua torcida e vibram com o desfile.


DETALHE: Vovó Donalda adora esse tipo de festa. Disse que a torcida local não chama o boi rival pelo nome correto. Chama apenas de “boi contrário”.

Nenhum comentário: