Marcadores

sábado, 3 de julho de 2010

UM VISITA A PRETÓRIA A CAPITAL ADMINISTRATIVA DA ÁFRICA DO SUL

Em um dia de folga aqui na África do Sul aproveitei para conhecer Pretória, uma das três capitais do país.

Localizada a pouco mais de 50 km de Johannesburgo, a simpática e arborizada cidade é a sede administrativa da nação (as outras capitais são Cape Town, onde fica o Poder Legislativo, e Bloemfontein, sede do Judiciário).
Há alguns anos, com o fim do nefasto Apartheid, o nome da cidade foi modificado para Tshwane (que significa, no idioma zulu, "Somos Todos Iguais").
A medida visava apagar um pouco a forte ligação histórica do local com líderes africâners, defensores do antigo regime político segregacionista (o nome Pretória, por exemplo, vem do ex-presidente Andries Pretorius, de origem africâner).
Porém, a modificação não pegou nem mesmo entre os negros. Como resultado, o nome Pretória segue aparecendo em mapas, livros, guias turísticos e até mesmo nas placas de trânsito das estradas.
Apesar de ter cerca de 2,5 milhões de habitantes, a capital administrativa parece ser bem tranqüila. Suas ruas, bastante arborizadas, viram belos cartões postais no início da primavera, com seus imponentes jacarandás se enchendo de flores.
Como infelizmente já estamos no inverno, não deu pra ver o colorido rosa e roxo destas árvores.
Mas ainda assim o verde de suas copas e o cinza e branco de diversos monumentos e prédios históricos foram mais do que suficientes para que o passeio fosse bastante agradável.
EAo lado de meu amigo Thomaz Rafael, da Transamérica FM, fiz o trajeto entre as duas cidades em pouco menos de uma hora. As estradas percorridas hoje, como quase todas que já peguei nesta região da África, são excelentes. Espaçosas, bem sinalizadas e sem um único pedágio.
Na maior parte da viagem, a velocidade máxima permitida foi de 120 km/h. Foi bom para refrescar a cabeça depois da eliminação do Brasil da Copa.


DETALHE:  Vovó Donalda adorou a cidade por ser muito calma e segura.

Nenhum comentário: