Marcadores

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A CIDADE DE SALTO AINDA CHORA A MORTE DE SEU FILHO ILUSTRE


Na foto: O ator Anselmo Duarte e o comentarista esportivo Nelson Lenham.

Amanhã completa uma semana da morte do ator e diretor de cinema Anselmo Duarte e a cidade de Salto, sua terra natal, ainda está comovida com a perda de seu filho querido. De origem humilde, Anselmo foi sétimo filho de Dona Olympia, senhora que, abandonada pelo marido poucos meses após dar a luz ao caçula Anselmo, muito se esforçava no ofício de costureira para sustentar toda a família. Anselmo foi companheiro de escola de dois saltenses famosos: Jota Silvestre, o apresentador de TV dos maiores recordes de audiência da televisão brasileira até hoje e precursor de todos os programas de perguntas e respostas da telinha tupiniquim e Archimedes Lammoglia, médico e político de renome nacional.
Em sua cidade natal, Anselmo viveu até os 14 anos, quando foi para São Paulo e mais tarde mudou-se para o Rio de Janeiro e lá atuou como figurante em vários filmes, até chegar a ser o maior galã do cinema brasileiro nos anos 1940 e 1950 nas grandes produções dos estúdios Cinédia, Atlântida e Vera Cruz. O ápice de sua carreira deu-se em 1962, quando dirigiu “O Pagador de Promessas”, único filme brasileiro a receber o maior prêmio mundial do cinema, "Palma de Ouro" no Festival de Cannes. A produção também concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro naquele ano.
Sua carreira confunde-se com a própria história da arte cinematográfica nacional. Somando-se suas atuações como ator e diretor, são mais de quarenta filmes. A foto que vemos de Anselmo Duarte, enviada pelo compadre Nelson Lenham, foi tirada no dia 30 de julho deste ano por ocasião da inauguração do CEC - Centro de Educação e Cultura de Salto onde o Teatro Palma de Ouro faz parte do complexo. O troféu foi doado ainda em vida pelo ilustre saltense e doravante ficará em exposição permanente no hall de entrada da casa de espetáculo de Salto, cidade paulista distante 120 km de São Paulo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa metéria. Erta garoto e meu primeiro filme foi com Anselmo Duarte "Aviso aos Navegantes". Olha o Lenham, foi um prazer conhece-lo pessoalmente, sou seu fã.
Leandro Mesquita (Taquaral-Campinas)

domingos MACHADO disse...

PARECE QUE NESSE DIA (DA FOTO) O LENHAM ESTAVA COM UM FRIO DANADO....RSRSRSRS....