Marcadores

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

HOJE É O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A morte do escravo Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares no dia 20 de novembro de 1695 inspirou a criação do Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil.
Zumbi foi capturado ainda menino por soldados e entregue ao padre jesuíta Antonio Melo onde foi batizado com o nome de Francisco, criado e educado. No Quilombo (povoado) de Palmares, na região da Serra da Barriga, hoje estado de Alagoas, viviam cerca de 20 mil pessoas entre negros, índios e brancos pobres, explorados pelos senhores dos engenhos de açúcar do nordeste brasileiro. Existiam na época 11 quilombos e o de Palmares era o mais movimentado. Capturado, o corpo de Zumbi foi perfurado por balas e punhaladas e levado a cidade de Porto Calvo. A sua cabeça, decepada, seguiu para Recife onde foi espetada em um poste até ser consumida pelo tempo
O Dia da Consciência Negra é feriado em muitas cidades brasileiras e marcado por manifestações, passeatas e seminários com apresentação de muitos temas sobre história e cultura afro-brasileira, história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, buscando o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Nenhum comentário: