Os comunicadores de rádio e tv, cantores, palestrantes, professores, dentre outros, trabalham com a vóz. No Brasil a voz é o instrumento de trabalho de aproximadamente 25% da população economicamente ativa, que dela depende todos os dias para alcançar o sucesso em suas ocupações. Através dela os profissionais conseguem criar uma magia em volta de si e ter sucesso. Antigamente só fazia sucesso quem tinha uma voz grave e aveludada.
Hoje, uma bela voz é aquela que apresenta uma boa dicção, articulação e interpretação.
Em uma narração de futebol, por exemplo, é necessário tudo isso mais o conhecimento de usar os graves e agudos e dar um balanço harmonioso na narrativa. Uma narração em tom retilíneo acaba sendo maçante.
O principal instrumento de trabalho desses profissionais são as CORDAS VOCAIS (foto).
As cordas vocais ficam situadas no interior da laringe. É um tecido musculoso com duas pregas, conhecidas como pregas vocais. O expulsar do ar por elas as faz vibrarem, produzindo o som pelo qual nos comunicamos. As pregas são fibras elásticas que se distendem ou se relaxam pela ação dos músculos da laringe modulando e modificando o som e permitindo todos os sons que produzimos enquanto falamos ou cantamos.
Todo o ar inspirado e expirado passa pela laringe e as pregas vocais, estando relaxadas, não produzem qualquer som, pois o ar passa entre elas sem vibrar. Quando falamos ou cantamos, o cérebro envia mensagens pelos nervos até os músculos que controlam as cordas vocais que fazem a aproximação das cordas de modo que fique apenas um espaço estreito entre elas.
Quando o diafragma e os músculos do toráx empurram o ar para fora dos pulmões, isso produz a vibração das cordas vocais e conseqüentemente o som.
2 comentários:
Tonico!!!!!
Jurooooooo!!!!! Eu e o Thiago nos assustamos, quando abrimos e vimos a foto das "cordas vocais". Só depois é que fomos ler o texto e acharmos a explicação da foto do que era a foto.
Ufa!!! (brincadeirinha. rsrsrsrsrs)
Beijos no coração
Lenham
Noooossssaaaa !!!! Que susto !!!
Viviane - Arapongas PR
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